Cirurgia Refrativa

A correção dos erros refrativos utilizando o excimer laser é um dos grandes avanços da moderna oftalmologia.

A Cirurgia Refrativa é o nome que se dá às operações para corrigir miopia, hipermetropia e o astigmatismo. A visão nítida é o resultado da focalização das imagens no fundo do olho (retina), após atravessarem os principais meios transparentes do olho (córnea e cristalino), transformando-se em impulsos nervosos que são transmitidos ao cérebro. Quando a imagem não é focalizada sobre a retina, a visão é borrada, estabelecendo-se, assim, os diferentes erros refrativos.

Os erros refrativos:

A Miopia é a dificuldade para enxergar de longe. Afeta cerca de 1/4 da população. Normalmente, a miopia ocorre por aumento do globo ocular de 1 a 3 mm. Cada 0,5 mm corresponde a 1,5 graus de erro refrativo. Dessa maneira, as imagens dos objetos localizados à distância, focalizam antes de alcançar a retina. A Hipermetropia é a dificuldade para enxergar de perto e algumas vezes também para longe.

A hipermetropia é o oposto da miopia, ou seja, a imagem dos objetos é focalizada após a retina e o oposto da Miopia, o globo ocular tem diâmetro menor. O Astigmatismo causa dificuldade para enxergar de longe e ou de perto. As imagens ficam tremidas. Pode estar associado à miopia ou hipermetropia. O astigmatismo geralmente é causado pela modificação na curvatura da córnea (janela dos olhos que possui aproximadamente 42 graus), levando o foco das imagem em locais diferentes no fundo do olho.

As diferentes técnicas cirúrgicas para correção dos erros refrativos:

Todas as técnicas são realizadas ambulatorialmente em Clinica especializada, sendo os pacientes liberados para casa após algumas horas. A cirurgia é totalmente indolor, anestesia tópica com colírio anestésico.

LASIK - O Laser é aplicado nas camadas internas da córnea, sendo a superfície preservada na forma de uma lentícula que será recolocada imediatamente após a aplicação. O tempo de aplicação do laser em regra dura de 30 a 60 segundos. A cirurgia é feita um olho por vez, habitualmente no mesmo tempo cirúrgico.

PRK -
É uma abreviação do termo "Photorefractive Keratectomy, que é o mesmo que Ceratectomia Fotorefrativa. Atualmente, é utilizada para corrigir graus pequenos de miopia, hipermetropia ou astigmatismo e também em pacientes que tem a espessura da córnea menor. Nesta técnica, o cirurgião programa o Laser para vaporizar camadas superficiais de tecido corneano. O tempo de cicatrização é de aproximadamente 5 a 6 dias. Ao término da aplicação é colocado uma lente de contato terapêutica de uso contínuo que será removida pelo cirurgião após 5 a 6 dias.

Nas duas técnicas, o laser vaporiza diminutas quantidades de tecido da córnea levando à pequena mudança na sua curvatura, corrigindo os diferentes graus de forma personalizada.

Quem pode fazer a cirurgia refrativa?

A cirurgia é indicada para os pacientes míopes e astigmatas a partir dos 20 anos, quando é esperada a estabilização do grau. As cirurgias de hipermetropia geralmente são indicadas próximo dos 40 anos de idade quando também se manifesta a presbiopia. Na avaliação pré-operatória, além da consulta oftalmológica completa, vários exames computadorizados serão realizados para verificar se o paciente é bom candidato. A indicação geralmente é possível em 85 % dos casos.

Contra-indicações

Algumas pessoas não podem se submeter à cirurgia, caso apresentem:
• Doenças oculares infecciosas em atividade (conjuntivite, blefarite, ceratite, úlcera de córnea, etc).
• Ceratocone, que é uma deformidade da córnea de origem, geralmente, familiar.

Recomendações pré e pós-cirúrgicas

Antes da cirurgia, o paciente deve suspender o uso das lentes de contato por 2 semanas. No pós-operatório do LASIK, não existe necessidade do uso de nenhum tipo de curativo oclusivo. Na técnica de PRK, há a necessidade do uso de lentes de contato gelatinosas terapêuticas durante 5 a 7 dias. Colírios antibióticos e anti-inflamatórios são utilizados por aproximadamente 1 semana em ambas as técnicas. Colírios lubrificantes também são prescritos e podem ser utilizados quanto tempo for necessário.